segunda-feira, 31 de outubro de 2011

“Seguros na mão de Deus”

Tema: “Seguros na mão de Deus”

Parábola do Lápis
Um fabricante de lápis disse a cada um de seus lápis, numa reunião: Existem cinco coisas que vocês precisam saber antes de eu lhes enviar para o mundo. Lembrem-se sempre delas, e se tornarão os melhores lápis que puderem ser.

Primeira: Vocês poderão fazer grandes coisas, mas só se vocês permitirem-se estar seguros na mão de alguém.
Segunda: Vocês experimentarão um doloroso processo toda vez que forem afiados, mas precisarão passar por isso se quiserem se tornar lápis melhores.
Terceira: Vocês têm a habilidade de corrigir qualquer mal-entendido que porventura ocasionem.
Quarta: Sua parte mais importante sempre estará do lado de dentro.
Quinta: Não importa a condição, vocês devem continuar a escrever. Além disso, vocês devem sempre deixar uma marca clara e legível, não importa o quão difícil seja a situação.
1. Vocês poderão fazer grandes coisas, mas só se vocês permitirem-se estar seguros na mão de alguém.
Qual é a mão que segura a tua vida? Existem pessoas seguras com tantas coisas são elas:
Vícios
o  Drogas
o  Bebidas
o  Pornografia
o  Depravação
Pessoas
o  Amigos
o  Pai
o  Mãe
o  Filhos
o  Esposo (a)
o  Namorado (a)
Trabalho
o  Hora extra
o  Dinheiro
o  Metas
o  Possuir
o  Conquistar
o  Ter
Caráter
o  Preguiça
o  Mentira
o  Inveja
o  Xingamento
o  Fofocas
o  Roubos
Você só será capaz de fazer grandes coisas se permitir que a mão de Deus te segure.
a) a mão de Deus esta sobre Davi por isso ele derrota o Golias ele vai para batalha no “nome do Senhor”
b) dirigido e guiado por mim “eu tenho a força”, “eu fiz”, “eu faço”, “eu aconteço”, “eu sou o cara”, “eu passei”, eu consegui”, “louvado seja eu”, “glórias a mim”. Tem pessoas que se julgam na mão de Deus mas direciona a sua vida só e do seu jeito querendo honra sempre pra si.
c) se estou na mão de Deus eu amo os irmãos:
“Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê”.     (IJoão.4:20)
o  tem gente que ama inimigo mas não ama seu irmão
o  o pai da mentira e o diabo:
“Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira”.                               (João.8:44)
d) nas mãos de Deus
o  a minha filha Manu só anda de mão dada comigo em lugares perigosos
“Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”                                                    (João.15:5)
“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”.        (João.14:6)
“Porque eu, o Senhor, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo”.(Isaias.41:13)
e) tem dias que tribulações e problemas vem nos assombrar: tristezas, jornada difícil, caminhada cansada, vazios, sozinhos, sem fé. E ai surge esse louvor:
Se as águas do mar da vida, quiserem te afogar
Segura na mão de Deus e vai
Se as tristezas desta lida, quiserem te sufocar
Segura na mão de Deus e vai

Segura na mão de Deus, segura na mão de Deus
Pois ela, ela te sustentará
Não temas, segue adiante, e não olhes para trás
Segura na mão de Deus e vai

Se a jornada é pesada, e te cansa a caminhada
Segura na mão de Deus e vai
Orando, jejuando, confessando e perdoando
Segura na mão de Deus e vai

O Espírito do Senhor, sempre te revestirá
Segura na mão de Deus e vai
Jesus Cristo prometeu e jamais nos deixará
Segura na mão de Deus e vai

“Vales existem para serem vencidos!”

“Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó Senhor Deus, estás comigo”           (Sl.23:4)
Tema:           “Vales existem para serem vencidos!”

O que é um vale? Na bíblia lugar cercado por montanhas e uma estrada ou passagem no meio também é um lugar sombrio, profundo, cheio de novas experiências nos aguardando, uma figura de linguagem para destacar o “dia difícil” da vida da gente.

“somente o sol e nenhuma chuva produz o deserto, somente a chuva e nenhum sol produz a inundação”                                 (ditado árabe)

o  Se nunca tivesse um dia chuvoso na nossa vida ela seria seca, se nunca tivesse um dia ensolarado ela seria uma inundação, são os tempos bons e ruins que nos faz amadurecer e ter o “equilíbrio” necessário para a vida.

“Não estou dizendo isso por me sentir abandonado, pois aprendi a estar satisfeito com o que tenho. 12 Sei o que é estar necessitado e sei também o que é ter mais do que é preciso. Aprendi o segredo de me sentir contente em todo lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco. 13 Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação”.
                                                                                      (Fl.4:11-13)

A vida é uma grande mistura de:
o  Tristezas e alegrias
o  Vitórias e derrotas
o  Sucessos e fracassos
o  Altos e baixos
o  Montanhas e vales
A bíblia fala de inúmeros vales eu gostaria de falar sobre quatro vales são eles: Sidim, Gerar, Baca, Hebrom.

“Acontece que o vale de Sidim era cheio de buracos em que havia piche; e, quando tentaram fugir da batalha, os reis de Sodoma e de Gomorra caíram nesses buracos. Mas os outros reis fugiram para as montanhas”.                                                                    (Gn.14:10)
o  Foi o vale onde ocorreu a guerra dos quatro contra os cinco reis e os quatro reis venceram. Abrão perde Ló e a família de Ló que é levada como escravos.
o  Abrão tinha duas opções, lutar ou deixar pra lá esta perca de seu familiar. Você perdeu sua família não é hora de deixar pra lá, é hora de lutar pelo que você perdeu, vamos lutar!
2. vale de Gerar “o vale da afronta”
“Isaque saiu dali, armou as suas barracas no vale de Gerar e ficou morando ali por algum tempo. 18Ele tornou a abrir os poços que haviam sido cavados no tempo de Abraão e que os filisteus haviam tapado depois da sua morte. E Isaque pôs nos poços os mesmos nomes que o seu pai havia posto.19Um dia os empregados de Isaque estavam no vale abrindo um poço e acharam uma mina de água. 20Os pastores de Gerar discutiram com os pastores de Isaque, afirmando que a água era deles. Por isso Isaque deu a esse poço o nome de “Discussão”.21Depois os empregados de Isaque abriram outro poço e por causa dele também houve discussão. Então Isaque pôs nele o nome de “Inimizade”.22Isaque saiu dali e abriu outro poço. E, como não houve discussão por causa desse, ele o chamou de “Lugar Espaçoso”. Ele disse: – Agora o Senhor Deus nos deu um lugar espaçoso para viver nesta terra, e aqui vamos ficar à vontade”.   .                                                                                 (Gn.27:17-22)
o  Isaque estava morando em um lugar bom, mas os expulsaram o vale de Gerar ele começa a cavar poços o primeiro ele cava e tenta o parar ele coloca o nome de “discussão” o segundo idem ele coloca o nome de “inimizade” o terceiro ele descansa e coloca o nome de “espaçoso” Isaque não parou querem entulhar meus poços eu cavo outro.
o  Não queriam a sua prosperidade mais no vale Isaque prosperou e não parou.
o  Podem até tentar mais não vão te conseguir te parar, aonde ele colocava a mão Deus o abençoava.
3. vale de Baca “vale das lagrimas”
“Felizes são os que moram na tua casa, sempre cantando louvores a ti! 5Felizes são aqueles que de ti recebem forças e que desejam andar pelas estradas que levam ao monte Sião! 6Quando eles primeiras chuvas o cobrem de bênçãos”.                           (Sl.84:4-6)
o  Nem tudo e só festa, só alegria, só riso, só vitrine, só poder, só vitória na vida nós também choramos, perdemos, entristecemos, mas passamos por isso e nossas forças e experiências aumentam.
o  O desemprego vem, a finança ruim, a saúde debilitada, a família em desfunção...
o  Vamos rumo ao monte Sião pois somos como ele quando esperamos em Deus, na sua provisão.
“Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se abala, firme para sempre. 2Como em redor de Jerusalém estão os montes, assim o Senhor, em derredor do seu povo, desde agora e para sempre”.                                                                (Sl.125:1-2)

4. vale do Hebrom “vale da traição e escravidão”
“Disse-lhe Israel: Vai, agora, e vê se vão bem teus irmãos e o rebanho; e traze-me notícias. Assim, o enviou do vale de Hebrom, e ele foi a Siquém”.                                                             (Gn.37:14)
Dificuldades de José no vale Hebrom:
o  Irmãos planejam matá-lo
o  A família contra seus sonhos
o  Trabalho
o  Bens
o  Sucesso
o  Libertação dos vícios
o  Leitura da palavra
o  Oração
o  Jejum
o  Ir aos cultos
o  Dizimar
Mas ninguém pode derrotar, parar, desanimar ou bloquear o sucesso de um sonhador! Deus tem um projeto de vitória na situação que você esta vivendo.
Conclusão: “verdades sobre os vales”
A) São inevitáveis: vão acontecer na sua vida, ou você saiu de um agora, ou esta passando ou vai entrar nele isso é inevitável.
o  Jesus não nós isenta de vales
“Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”.                                                                        (João.16:33)
B) São imprevisíveis: não da para planejar ou agendar, desmarcar ou marcar o dia vem quando eu não espero.
o  o pneu fura, o gás falta, a energia acaba, o desemprego vem, a saúde vai, a família acaba, a morte chega.
o  Um telefonema, uma mensagem, um imail, uma carta, um medico, um acidente.
“Golpe sobre golpe se anuncia, pois a terra toda já está destruída; de súbito, foram destruídas as minhas tendas; num momento, as suas lonas”.                                                                                (Jr.4:20)
C) Ninguém esta imune: são imparciais, indiferente de cor, credo, cargo, status, vida que leva.
“para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos                                                                             (Mt.5:45)
DEUS PORQUE? VOCÊ NÃO É O ÚNICO QUE NÃO VAI SOFRER NESSA VIDA, A DIFERENÇA E QUE O PASTOR ESTA CONOSCO NO VALE DA SOMBRA DA MORTE!