quarta-feira, 31 de agosto de 2011

ENCONTRO MEIBRAC 2011

OS PAIS DE NOSSAS CRIANÇAS EM UMA COREOGRAFIA DE DAR INVEJA AOS CRITICOS KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

AS CRIANÇAS TINHAM POR TEMA: "BOA SEMENTE" E NESSE ULTIMO FINAL DE SEMANA TRABALHARAM MUITO PARABÉNS MENIBRAC JARDIM SÃO PAULO - GUAIANASES -SP


quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O estilo de Jesus


O estilo de Jesus – gayle D. eRWIN

“Eu lhes dou este novo mandamento: amem uns aos outros. Assim como eu os amei, amem também uns aos outros. 35 se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são meus discípulos”. (João.13:34-35)

TEMA: A MARCA DE UM DISCÍPULO DE JESUS

1. Ao conhecer este texto ficamos preocupados por saber qual é a marca de um seguidor de Jesus “o amor uns pelos outros” Essa é a marca do seguidor de Cristo e discípulo.
Infelizmente rumamos a outros tipos de marcas que parece que o mundo e Cristo reprovam, mas com nossas viseiras não vemos.
São elas:
1. O conhecimento bíblico é ótimo, mas a marca é amor ao próximo.
2. Estilo de roupa é ótimo, mas a marca é amor ao próximo.
3. Porcentagem do corpo coberto é ótimo, mas a marca é amor ao próximo.
4. Rituais e freqüência nos cultos são ótimos, mas a marca é amor ao próximo.
5. A placa da igreja com sua história são ótimas, mas a marca é amor ao próximo.
6. O cabelo e privação de adornos são ótimos, mas a marca é amor ao próximo.
7. A doutrina com seu RI são ótimos, mas a marca é amor ao próximo.
8. A religião que ótimo mas a marca é amor ao próximo.
9. Você é Levita, louva muito legal que ótimo mas a marca é amor ao próximo.
10. Você é da coreografia dança diante de Deus como Davi, ótimo mas a marca é amor ao próximo.
11. Você é como Pedro pregador de multidões parabéns que ótimo mas a marca é amor ao próximo.
12. Minha oferta não é aspergida é derramada diante do altar pois é bastante e tudo parabéns a causa é justa que ótimo mas a marca é amor ao próximo.
13. Sou dizimista fiel isso é ótimo mas a marca é amor ao próximo.
14. Não falo palavrão, digo para todos Deus te abençoe, sou educado, não bebo, não fumo isso é ótimo mas a marca é amor ao próximo.
15. Eu oro, vou para o monte, levanto de madrugada, tudo isso em oração que ótimo mas a marca é amor ao próximo.
16. Sou religioso oro nas refeições, creio em Deus, não falo mal de ninguém que ótimo mas a marca é amor ao próximo
17. Sou evangelista ou missionário em potencial, que ótimo mas a marca é amor ao próximo.
18. Trabalho na obra como cooperador, diácono, presbítero, pastor, bispo, apostolo, presidente de bairro, campo, cidade, pais ou mundo, que ótimo mas a marca é amor ao próximo.
Parece que Jesus não da credito para o que damos suma importância. O evangelho que ele oferece não é fácil e nem barato! Pois me vejo e vejo o nosso povo egoísta, sem esperança, rancorosos, amargurados querendo ser discípulos de Cristo de sua maneira com as nossas marcas e não com as de Cristo amor ao próximo. (salve algumas exceções).

2. a segunda ordem é pior que a primeira: “como eu vós” amou?

1. ajudando

2. ensinando

3. aconselhando

4. sarando

5. dando a vida

É isso mesmo ele tem um amor altruísta, Amor Altruísta

Sabem o que é isso? Ao invés de simplesmente dar um conceito, hoje quero contar uma história que ouví quando era mais novo. Posso?
Era um fim de tarde de Domingo especial. Um casal de adolescentes que se amava muito resolveu fazer um passeio de moto. Ele, romântico e aventureiro, resolveu levar sua amada à um lugar um pouco distante dalí. Numa montanha muito alta.
O passeio estava perfeito e eles perdidamente apaixonados. A noite já estava chegando, então, eles decidiram que era hora de ir em bora. Estavam felizes e apaixonados. Ele pilotava a moto em altíssima velocidade. Ela estava atrás dele, na mesma moto. Com ele, ela se sentia segura.
De repente, a velocidade da moto começou a aumentar brutalmente. Ela ficou assustada, e disse:
_ Vai devagar, amor.
_ Só se você me der um beijo no pescoço e no rosto. – disse ele.
E assim ela fez. E ele continuava em alta velocidade. Ela, ainda com medo, insistiu para que ele diminuísse a velocidade. Ele fez mais três pedidos:
_ Pegue meu Capacete. Coloque em você. E me abrace forte, por favor.  E diga que me ama. Porque eu te amo muito.
No dia seguinte, estava nos jornais: Acidente gravíssimo de moto envolvendo um casal de jovens aconteceu durante o fim da tarde de ontem. Aconteceu porque os freios da moto estavam falhando. Ele morreu na hora, pois estava sem capacete. Ela passa bem e está no hospital.
Amor Altruísta é isso. Quando amamos alguém tanto à ponto de pensar nesse alguém antes de nós mesmos. Infelizmente é raro se ver isso nos dias atuais. O significado do altruísmo vem se perdendo nesse mundo louco. Um amor altruísta não surge do corpo, vem da alma.
Lá de dentro, o mais puro dos sentimentos. É dar sem receber nada em troca. É ter o brilho no olhar. É ficar feliz em ver o sorriso do outro. É ouvir um “eu te amo” da pessoa amada e ter a sensação de que o mundo parou alí.
O garoto logo quando percebeu o defeito nos freios se preocupou com sua amada. Ele sabia que não teria jeito de parar ou freiar a moto, e preferiu que ele morresse do que sua amada. E ainda tentou ter uma oportunidade de sentir pela última vez os beijos e abraços dela. E ainda ouviu pela última vez aquela voz mansa, que dizia “eu te amo” de forma suave, que saia do fundo da alma.
Deus nos amou assim. Ele deu seu capacete pra nós.
Agora pensa na pessoa que você mais ama nesse mundo. Imagine-se nesta situação. Eu lhe pergunto: E você, daria o capacete? Pense agora nas pessoas do mundo boas e más? Você daria o capacete?


Tirado do livro pag.34-35: O estilo de Jesus – gayle D. Erwin – entendimento PR. Caio queiroz

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A Igreja que Jesus Sonhou

Nos sonhamos na igreja perfeita mas que tal pensar na igreja que Jesus sonhou!

tema: A IGREJA QUE JESUS SONHOU (ATOS.2: 37-47)

1. A IGREJA QUE JESUS SONHOU CONFRONTA O PECADO E DESAFIA O PECADOR.
2. A IGREJA QUE JESUS SONHOU ZELA PELA COMUNHÃO GERAL
3. A IGREJA QUE JESUS SONHOU TINHA ORAÇÃO COLETIVA
4.A IGREJA QUE JESUS SONHOU UM PRECISA DO OUTRO
5.A IGREJA QUE JESUS SONHOU UMA ALMA TEM FESTA.

sábado, 20 de agosto de 2011

Agenda sábados 2011 OBPC JARDIM SÃO PAULO



CULTOS, CONGRESSOS E EVENTOS COM OS         DEPARTAMENTOS ANO DE 2011 SEDE E LOCAL
O BRASIL PARA CRISTO EM JARDIM SÃO PAULO

JANEIRO

1.  ANO NOVO
8.  DOZE DIAS DE CLAMOR
15. CULTO NO LAR
22. M. LOUVOR
29. EVANGELISMO  SANDRO
FEVEREIRO

5.  UFEBRAC
12.____________________
19.____________________
21. INÍCIO IBBC - SEDE
26. MENIBRAC2
27. Reunião Regional de Umasbrac 9:00hs. Aquiles
MARÇO

5.  JUBRAC
12.____________________
13.BATISMO REGIONAL
19.CASAMENTO RITA- ALEX
25.OBPC  V. TAQUARI
26. UMASBRAC
ABRIL

2.  CEIA REGIONAL - SEDE
9. EXPEDIÇÃO MOCHILA
16. JUBRAC CANGAIBA
23. M. LOUVOR
30. EVANGELISMO
MAIO

7.    UFEBRAC
8.    DIA DAS MÃES
14.
21. COREOGRAFIA JD. SP
28. MENIBRAC
JUNHO

4.    JUBRAC
11.
12. BATISMO REGIONAL
17- 19. C. ORAÇÃO JD.SP
24. CULTO NA JOANA
25. UMASBRAC
JULHO

2. BUSCA DO ESPÍRITO SANTO
9.____________________
16.NOITE ARRAIAL DE DEUS
20. NIVER PR. CAIO
23M. LOUVOR JD. SP
30-31. ANIVERSÁRIO IGREJA
AGOSTO

6.   BUSCA DO ESPÍRITO SANTO
13.
14.
19-21. C. UFEBRAC JD. SP
26-28 C. MENIBRAC JD. SP
SETEMBRO

2-4.  C. JUBRAC JD. SP
10.____________________
11. BATISMO REGIONAL
13.
17.____________________
24.C.UMASBRAC

OUTUBRO

1. C. VASOS DE HONRA
8.____________________
15. C. FAMÍLIA JD. SP
22. M. LOUVOR
29. EVANGELISMO


NOVEMBRO

5.  C.MISSÕES
12. _________________
19. UFEBRAC
23.NIVER JULIANA
26. MENIBRAC

DEZEMBRO

3.  CEIA REGIONAL
10.____________________
11. BATISMO REGIONAL
17. JANTAR DE NATAL
24. ___________________
31. CULTO DA VIRADA

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

“PREOCUPADOS COM O HOJE E O FUTURO DE NOSSAS CRIANÇAS”

“PREOCUPADOS COM O HOJE E O FUTURO DE NOSSAS CRIANÇAS”
PERGUNTAS
1. Mateus 18:14 – Você acha que precisamos nos preocupar mais com nossas crianças hoje, do que com os adultos? Por quê?
2. Que influências atuais, estão afetando a formação emocional e espiritual de nossas crianças hoje? Comentar.
3. Marcos 10:13-16 ; João 1:12 ; João 3:16 ; Atos 10:43 - Você acha que a salvação da alma, é só para os adultos? Se não, por quê?
4. Gênesis 18:19 – Quem você acha, que são as pessoas mais apropriadas para salvar nossas crianças? Explique.
5. Sentir amor pela criatura, gostar de criança, e se preocupar com elas, você acha que são requisitos importantes para quem quer salvar nossas crianças. Comentar.
6. Qual a idade para levar uma criança à aceitar a Cristo?
7. Devemos compreender e aceitar a personalidade de cada criança? Por quê?
8. Uma criança pode ser um missionário? Como?
9. Há base bíblica para evangelizar criança?
10. Deus tem cuidado e interesse pelas crianças? Provérbios 22:6 – que caminho é esse?
11. O que você acha que a criança precisa aprender na infância?
12. A revista a Pátria para Cristo, da junta Batista publicou uma pesquisa dos 241 menores infratores entrevistados, 56, já freqüentaram alguma igreja evangélica. Grande parte dos infratores entrevistados são filhos de evangélicos, alguns de pastores. Você acha que precisamos nos preocupar mais com nossas crianças? O que você sugere que façamos para melhorar esse quadro?
13. Provérbios 1:8; 22:15 ; 29:15 ; 23:13-14 ; 1Corintios 13:11. Você acha que a criança precisa ser disciplinada, já desde o seu nascimento? Como isto funciona na prática? Precisamos espancar a criança para que sejam disciplinadas?
14. As restrições devem demonstrar autoridade, mas não causar humilhação. Você acha que isso é uma verdade bíblica?

 
PRIMEIRO ENCONTRO REGIONAL DE PROFESSORES
DA MENIBRAC EM 2011

“PREOCUPADOS COM O HOJE E O FUTURO DE NOSSAS CRIANÇAS”

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

CURSO DE PREPARAÇÃO E FORMAÇÃO DE OBREIROS







CURSO DE FORMAÇÃO E PREPARAÇÃO DE OBREIROS DA IGREJA EVANGELICA PENTECOSTAL O BRASIL PARA CRISTO REGIÃO DE VILA JUSSARA – ITAQUERA – SP. PR. LUIS PONTES.









RESPONSAVEIS: DIAC. FATIMA E JONATAN.
INTRODUÇÃO
QUALIFICAÇÕES MORAIS DO OBREIRO (ITM.3:1-2)
Se um homem ou mulher deseja ser um obreiro, é necessária que essa aspiração seja confirmada pela palavra de Deus. (ITm.3:10;4:12) e pela  a igreja (3:10), pois Deus estabeleceu para a igreja certos requisitos específicos, quem se diz chamado por Deus para fazer a obra deve ser aprovado pela igreja segundo os padrões bíblicos de : (ITm.3:1-13;4:12;Tt.1:5-9).
Isso significa que a igreja não deve aceitar pessoa alguma para obra ministerial tendo por base apenas seu desejo, sua escolaridade, sua espiritualidade, seu financeiro, ou porque esta pessoa tem visão ou chamado.
A igreja atual não tem o direito de reduzir esses preceitos, que Deus estabeleceu mediante o Espírito Santo, eles estão plenamente em vigor e devem ser observados pelo amor ao nome de Deus, ao seu reino e da honra e credibilidade da elevada posição de ministro.
As igrejas não devem desprezar as qualificações exigidas por Deus, para seus pastores e demais obreiros, conforme esta escrita na revelação divina.

COMO SURGE A FIGURA DO DIACONO?
(At.6-1:6) 1 Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano.
2 E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas.
3 Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete varões de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.
4 Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.
5 E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estevão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia;
6 e os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.
(ITm.3:1-13) 1 Esta é uma palavra fiel: Se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.
2 Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;
3 não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento;
4 que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia
5 (porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?);
6 não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo.
7 Convém, também, que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta e no laço do diabo.
8 Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância,
9 guardando o mistério da fé em uma pura consciência.
10 E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis.
11 Da mesma sorte as mulheres sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo.
12 Os diáconos sejam maridos de uma mulher e governem bem seus filhos e suas próprias casas.
13 Porque os que servirem bem como diáconos adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.

DEFINIÇÕES DO TERMO:

a) No Grego secular:
1. “Servir a mesa”
2. “Cuidar das necessidades do Lar”
3. “Servir” de modo geral.

Usado no terceiro sentido, pode ser entendido como o serviço a uma causa, e.g. para o bem da comunidade = uma tarefa honrosa e uma ocupação condigna de um homem livre. A entrega voluntária de si mesmo ao serviço do seu próximo é estranha ao pensamento geral grego.
Diakonia expressa as ocupações subentendidas pelo vd e significa “Serviço”,“Cargo”.

b) No VT –  (LXX) Sem referências específicas, e quando mencionado é sem significado.c)

c)No N- diakonia ocorre 34 vezes no NT. Significa:

1. Serviço à mesa;

2. Serviço amoroso; “Vigiai, estai firmes na fé, portai-vos varonilmente e fortalecei-vos.   Todas as vossas coisas sejam feitas com caridade.   Agora, vos rogo,irmãos (sabeis que a família de Estéfanas é as primícias da Acaia e que se tem dedicado ao ministério dos santos),   que também vos sujeiteis aos tais e a todo aquele que auxilia na obra e trabalha.” ( 1Coríntios 16:15)

3. Serviço do anjos ( Hb 1:14) = entre outros.

d)diakonos é achada 29 vezes no NT.
Seu significado primário é “aquele que serve à mesa”  “legei h mhthr autoutoij diakonoij o ti an legh umin poihsate””” “(John 2:5 IGNT)(BLH) João 2:5  “Então ela disse aos empregados (diakonoij= diakonos) Façam o que ele mandar.”

Significa um “servo” em um sentido mais amplo – (BLH) Mateus 20:26  “Mas entre vocês não pode ser assim. Pelo contrário, quem quiser ser importante, que sirva
os outros,”
-
 
Um homem que detém o cargo de diácono na Igreja : 1 Timóteo 3: ‘8 Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância, 9  guardando o mistério da fé em uma pura consciência.10  E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis.11  Da mesma sorte as mulheres sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo. 12  Os diáconos sejam maridos de uma mulher e governem bem seus filhos e suas próprias casas. 13  Porque os que servirem bem como diáconos adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.’
-
Também é designado por hyperetes = originalmente remador => servo, ajudante,criado.

a) O significado neo-testamentário de diakoneo deriva da pessoa de Jesus e do Seu evangelho(Marcos 10:45 -  Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente.) e (Mateus 20:28 - Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente.)

b) Exemplos do serviço de Jesus:
Lucas 22:27 - Mas entre vocês eu sou como aquele que serve.
Mateus 20:28 – vede acima.
João 13:14 e 15 – “Se eu, o Senhor e o Mestre, lavei os pés de vocês, então vocês devem lavar os pés uns dos outros. 15  Pois eu dei o exemplo para que vocês façam o que eu fiz.”

Todos devem servir com o dom (dádiva) que Deus lhe deu: 1 Pedro 4:10 - Sejam bonsadministradores dos diferentes dons* que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!

DONS 

Os integrantes do Corpo Diaconal, individualmente, não terão todos os mesmos dons; mas na pluralidade de dons se completam os serviços, evidentemente auxiliados pelos dons na Igreja como um todo.

c) Diferença entre diakonos e doulos

Doulos– ressalta quase exclusivamente a sujeição completa do cristão ao Senhor 

Diakonos- diz respeito ao seu serviço em prol da Igreja, dos seus irmãos e do seu próximo, em prol da comunhão, quer o serviço se realize ao servir à mesa, com a palavra, ou de alguma outra maneira.

Doulos = pode referir-se à posição diante do Senhor.
Diakonos = pode referir-se à ação diante do Senhor.


d) O surgimento do cargo específico

Estevão

Atos 6:3 – “Por isso, irmãos e irmãs, escolham entre vocês sete homens de confiança, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, e nós entregaremos esse serviço a eles.”
Embora servissem à mesa, também exerciam funções espirituais = Estevão Atos 6:8 – “Estevão, um homem muito abençoado por Deus e cheio de poder, fazia grandes maravilhas  e milagres entre o povo.”

Filipe

– Atos 21:8 – “No dia seguinte partimos e chegamos à cidade de Cesaréia. Ali fomos para a casa do evangelista Filipe e ficamos com ele. Filipe era um dos sete homens que haviam sido escolhidos em Jerusalém.”

Filipenses 1:1 e I Timóteo 3: 8 – 13 e 1-7 são indicados como o começo destes cargos na Igreja. Os ocupantes dos mesmos podem ser identificados como “ministros” =ministérios ou serviços.

e) O NT também conhece a obra da diaconisa = Romanos 16:1 “Eu recomendo a vocês a nossa irmã Febe, que é diaconisa da igreja de Cencréia.”1 Timóteo 3:11  “A mulher do diácono também deve ser respeitável e não deve ser faladeira. Ela precisa ser moderada e fiel em tudo.”

As Qualificações do Diácono:

Da mesma forma os DIÁCONOS sejam ...
a) sérios: (respeitáveis – RA), (sérios – BLH) = digno de respeito; os diáconos devem ser homens de “aspecto digno”, mostrando-se intensos nessa qualidade, com o que podem obter o respeito dos outros homens.
b) não de língua dobre: (de uma só palavra – RA), (homens de palavra – BLH) = O que se deve evitar é a insinceridade, a diferença de opinião sobre o mesmo assunto com pessoas diferentes. O diácono deve manter total honestidade e franqueza ao tratar com todos, sem qualquer favoritismo.
c) não dados a muito vinho: (não inclinados a muito vinho – RA), (Não devem beber muito vinho – BLH) = Como toda pessoa, também o diácono sofre a influência da tradição, dos costumes antigos, e outros fatores, que podem levá-lo a dependência do vício do alcoolismo.A falta de controle nesta área pode levar ao fracasso de seu ministério e a vergonha da Igreja.Embora o texto não sugira uma total abstinência, é bom que um líder cristão não se envolva com tais costumes e práticas. O mesmo pode ser dito de outras drogas ou estimulantes artificiais que causem dependência.
d) não cobiçosos de torpe ganância: (não cobiçosos de sórdida ganância – RA), (nem ser gananciosos – BLH) = pode significar “ganho desonesto”, ou “cobiça pelo ganho”. O serviço do  diácono  deve  demonstrar  dedicação  voluntária,  sem  esperar  lucrar.  Sendo  ele administrador do dinheiro da Igreja, precisa manter-se limpo, não procurando usufruir do mesmo, nem mesmo tentar desviar algum. Outra forma de entender este aspecto, é que na vida profissional, o homem de Deus ganhe a sua renda de forma limpa e não por meios duvidosos  e  ilícitos,  que  por  vezes  podem  afastá-lo  de  seu  ofício,  devido  ao  seu envolvimento com os negócios.

e)(9)guardando o mistério da fé numa consciência pura: (conservando o mistério da fé com a consciência limpa – RA), (devem se apegar à verdade revelada da fé e ter sempre a consciência limpa – BLH) = mistério – verdade divina; fé = revelação, doutrina cristã;mistério da fé – Cristo, suas obras de redenção, boas novas, vida eterna; consciência pura,significa a pureza moral do líder, a coerência entre a sua palavra e sua vida, exemplo de santidade  para  os  outros  crentes,  do  contrário  desqualifica-se  automaticamente.  A consciência pura demonstra o Senhorio de Cristo na sua vida, aceitando a transformação desejada por Ele, levando à constante santificação, sem a qual ninguém verá a Deus.

(10)E também estes...

f) sejam primeiro provados: (Primeiro devem ser provados – BLH), (sejam estes primeiramente experimentados – RA) = teste de moedas, quanto a qualidade do material; Quanto aos diáconos: a) não novos convertidos; b) boa reputação dos que estão de fora; c) serem observados pela Igreja, afim de averiguar se estão vivendo de acordo com as qualificações do vers. 8.g) depois exercitem o diaconato, (sirvam a Igreja. – BLH), (exerçam o diaconato – RA)

h) se  forem irrepreensíveis: (se mostrarem irrepreen- siveis, - RA), (se forem aprovados – BLH) =um diácono deve ser alguém que, ninguém, dos de fora ou do seio da Igreja possa fazer alguma acusação contra ele. Deve ser livre de qualquer “acusação justa”. Homem de elevado grau de santificação.

(12)Os DIÁCONOS sejam

i) maridos de uma só mulher: e (seja marido de uma só mulher – RA), (deve ter somente uma mulher – BLH) = A condenação da poligamia e qualquer relacionamento que deixe  transparecer algo neste sentido, está bem definido aqui.

j) governem bem a seus filhos e suas próprias casas: (governe bem seus filhos e a própria casa– RA), (ser capaz de governar bem os seus filhos e toda a sua família.- BLH) = o diácono é líder na (da) Igreja. Antes, porém, ele líder de sua família! Isto requer que ele seja o responsável, que se envolva e dirija bem todos os relacionamentos familiares, que ensine primeiramente aos seus o que faz na Igreja, etc.

(11) Da mesma sorte as

MULHERES sejam = esposas dos diáconos ou diaconisas? Podemos entender as duas coisas. Se a orientação é para as esposas dos diáconos, temos a compreensão de que elas são conjuntamente com seus maridos, líderes que devem estar qualificadas para o cargo. E uma orientação séria que advém disto é que, quando os diáconos devem ser provados, engloba-se o papel, ou qualificações, de sua esposa.Em se tratando de diaconisas, as mesmas qualificações exigidas dos homens também o são das mulheres, com os acréscimos mencionados aqui. Não discutimos se mulheres podem ou não ser diaconisas, uma vez que na Bíblia menciona várias delas e reconhece as suas atividades.

a) sérias: (ser respeitável – BLH), (sejam elas respeitáveis – RA) = respeitáveis, dignas – as mesmas qualidades exigidas dos homens (vers.8).

b) não maldizentes: (não deve ser faladeira – BLH), (não maldizentes – RA) = pode ser compreendido com o mesmo sentido quando diz do homem – “não de língua dobre” – a mulher não deve dar margens a dúvidas sobre as sua palavras. Junto com o marido diácono,ou como diaconisa deve saber dominar-se na tentação da fala fácil. Deixar-se levar por isto pode por em risco todo o ministério da mulher ou do casal. Exemplos disto não faltam.

c) temperantes: e (precisa ser moderada – BLH), (temperantes – RA) = Tem o significado de ajuizado; o sentido contrário de leviano (também os pastores – vers. 2).

d) fiéis em tudo: (fiel em tudo – BLH), (fiéis em tudo.- RA) = Digno de confiança, caráter firme, não se afastando de seu trabalho e dos elevados ideais cristãos.

13 Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si um lugar honroso e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.

E também Atos 6:3:   “Por isso, irmãos e irmãs, escolham entre vocês sete homens

a) de confiança, - “mit einen guten ruf” – afinal eles estarão lidando com dinheiro e posses a serem distribuídos aos necessitados; estarão ouvindo confissões e declarações, que deverão saber guardar sigilo; receberão tarefas as quais deverão ser cumpridas de acordo. 

b) cheios do Espírito Santo: e demonstrando a firmeza interior da dependência do Espírito,vida santificada e alicerçada no Senhor;

c) de sabedoria: e nós entregaremos esse serviço a eles. = Para a salvação de vidas o importante é o amor, como fruto do Espírito, mas para distribuir aos necessitados e auxiliar os carentes na Igreja, e além dela, é necessária muita sabedoria do alto.

O OBREIRO E AS SUAS ATIVIDADES

1 - Obreiros (IITm 2.15) - são servos escolhidos segundo os critérios da Palavra de Deus, consagrados pelo Ministério da Igreja, mediante prévia aprovação do mesmo. A exemplo dos líderes, conforme preconiza a Bíblia, devem se consagrar ao serviço dos santos, sendo bons cooperadores na obra (ICo 16.15,16), suprindo as necessidades que surgirem em qualquer área da Igreja que necessite da atuação dos mesmos (ICo 16.17). Os obreiros serão submetidos a um período de experiência (I Tm 3:8-13), após o qual poderão ser conduzidos, ou não, para exercer efetivamente o seu encargo ministerial.

1 - Moral - de boa conduta (At 6.3)
2 - Espiritual – cheio do Espírito Santo (At 6.3)
3 - Intelectual – cheios de sabedoria (At 6.3)

De acordo com as normas de ITm 3.8-13, o obreiro deve ser:
a) Conservador do mistério da fé;
b) Experimentado;
c) Governar bem a sua casa;
d) Irrepreensível;
e) Não cobiçoso de sórdida ganância;
f) Não maldizente;
g) Portador de uma consciência limpa;
h) Responsável;
i) Ser dizimista e ofertante;
j) Ser fiel em tudo;
k) Ser temperante;
l) Sincero (de uma só palavra)

2 - Características básicas para o obreiro - O obreiro será um auxiliar direto do Pastor local, subordinado a um líder delegado por este último. Deverão primar pelo fiel cumprimento das ordens emanadas pela liderança da Igreja, auxiliando, da melhor forma possível o Pastor local na condução da obra de Deus. Os obreiros terão também, entre outras atribuições que lhe forem delegadas, as seguintes missões.

3 - Atribuições do obreiro:

a) Chegar antes do início do culto para verificar as condições e toda a estrutura de arrumação do templo (cadeiras, luzes, banheiros, ventiladores, som, arrumação do púlpito, etc), tomando todas as providências, dentro de sua esfera de atribuições, para que o trabalho seja iniciado no horário previsto;

b) Estar em condições de iniciar o culto, no impedimento do Pastor local, ou da pessoa por este designada; além de realizar orações, ou trazer uma reflexão acerca da Palavra de Deus, em ocasiões especiais;

c) Receber, de maneira Cortez e alegre, todos os irmãos e visitantes que adentrarem ao local do culto;
d) Impedir a entrada de animais, pessoas em visível estado de embriaguez, pessoas que demonstrem a nítida intenção de desviar a atenção dos demais presentes, ou pessoas que demonstrem explicitamente o desejo de atrapalhar o bom andamento do culto;

e) Coibir qualquer pessoa que venha causar transtorno na boa ordem do culto, procurando, se for o caso, retirá-la da nave principal do templo, sempre da maneira mais polida e discreta possível;

f) Coibir pessoas, que estejam sem motivo justificado, do lado de fora do templo durante os cultos, de maneira cordial, porém, enérgica, principalmente quem se apresentar em conduta que desabone o testemunho como cristão;

g) Nos momentos de oração, quer seja pelos que estão se convertendo, ou pelos membros da Igreja, deverão dar a devida cobertura a quem está à frente do trabalho, impondo as mãos sobre o público alvo e conduzindo-os para o local que lhes for determinado;

h) Deverão, quando do término da reunião, fiscalizar e auxiliar a devida arrumação do templo, bem como a guarda de qualquer material que deva ser recolhido, acionando os responsáveis para tal;

i) Auxiliar a administração da Igreja no sentido de que haja a maior economia possível quando aos gastos com água, energia elétrica, telefone, bem como contribuir ativa e passivamente com a segurança do templo;

j) Deve ser alguém com maturidade espiritual, pronto a respeitar e acatar ordens da liderança superior.
k) Deve fazer bom uso da comunicação de informações;

l) Deve se limitar a decidir dentro do poder e área que lhe foram delegados, sem criar conflitos com outros departamentos ou com os propósitos explícitos da Igreja.

OBREIRO E A ÉTICA MINISTERIAL

1 - Ética nas Relações Eclesiásticas

1.2 - Em Relação à Igreja

a) manter-se leal ou solicitar desligamento caso haja discórdia (Rm 14.22);

b) jamais fazer críticas à mesma publicamente (ICo 6.1-9);

c) esforçar-se para promover o seu desenvolvimento (At 2.41-47);

d) conhecer a história sua história e seus objetivos principais

e) como membro do Corpo de Cristo, tratá-la com estima (Ef 5.23);

f) não se deixar levar por indivíduos ou facções (IPe 5.1-3);

g) reconhecer o momento certo de se afastar de sua função quando perceber tal necessidade (II Tm 4.7);

h) não fazer qualquer manobra política interna (I Co 10.23,31);

i) acatar as deliberações da mesma (I Pe 5.2,3);

j) ser cuidadoso no relacionamento com pessoas do sexo oposto, revelando pureza em seus gestos (Ec 9.8);

l) manter o respeito para com os membros da mesma (Tg 3.2,8).

1.3 - Em Relação à sua Função

a) ser fiel a Deus em tudo e em todo o seu trabalho (Ap 2.11);

b) nos eventos fora da Igreja, portar-se com discrição e absoluta dignidade cristã (I Tm 5.1-15);

c) não comentar com familiares assuntos confidenciais cuja divulgação seja pejorativa para a obra do Senhor (ITm 3.1-5);

d) zelar pelo decoro do púlpito e pelo seu próprio preparo (IITm 2.15);

e) acatar orientações e projetos prioritários da Igreja (Tg 4.6).

2 - Ética nas Atividades Ministeriais

2.1 - Em Relação aos Colegas

a) zelar pela reputação de seus colegas, não, permitindo comentários desabonadores a seu respeito (Jo 15.17);

b) não suscitar dúvidas no coração de seus colegas (Ef 4.13);

c) cultivar junto aos colegas o hábito da franqueza, bondade, lealdade e da cooperação (Rm 12.9,17);

d) não prestar falso testemunho contra o colega (Pv 6.19);

e) restituir, quando prejudicar o colega não somente os bens materiais, mas, também, os morais e espirituais;

f) perdoar ao colega ofensor, mesmo que lhe seja de direito exigir justificação daquele que o ofende (Mt 6.12).

7 - O OBREIRO A DECLARAÇÃO DE FÉ

O vocabulário humano empregado nessa Declaração de Fé não é inspirado, nem assunto para discussão. Não consideramos que ela contenha todas as verdades da Bíblia, mas que engloba as verdades que essa instituição considera fundamentais.

A BÍBLIA: É a Palavra de Deus em linguagem humana, inspiração verbal Sagrada imutável, a única regra infalível de fé normativa para a vida e o caráter cristão, (II Tm 3:14-17; II Pd 1:20-21; I Pd 1:25; Jo 17:17)

DEUS PAI: É único Deus vivo e verdadeiro é espírito pessoal, eterno, infinito e imutável; é o onipotente, onisciente e onipresente; é perfeito em santidade, justiça, verdade e amor. Em sua triunidade, o eterno Deus se revela como Pai, Filho e Espírito Santo, sendo três pessoas distintas mas sem divisão em sua essência. (Gn 1:1; Gn 1:26; Dt 6:4; I Jo 5:7).

JESUS CRISTO: Se fez homem, gerado pelo Espírito Santo nascido de forma virginal, morrendo na cruz pelos nossos pecados e ressuscitando ao terceiro dia, subindo aos céus de forma vitoriosa e está assentado a destra de Deus. É o nosso advogado, nosso Senhor e nosso Salvador. (Ap 1:8; Ap 22:12-13; Co 15:1-8; Is 7:14; Rm 8:34; At 1:9)

ESPÍRITO SANTO: É o “paracletos” de Cristo, derramado sobre os cristãos, estando desde a criação, habita naqueles que o obedecem. Estava sobre Jesus em sua trajetória terrena e concede aos seus servos, ainda hoje, para edificação, exortação e consolo da Igreja, Dons Espirituais; é o nosso ajudador, consolador e intercessor junto a Cristo. A evidência de sua presença na vida do cristão são os frutos por este produzido. (Gn 1:2; Rm 8:26; Jl 2:28; Lc 11:13; Mc 16:17; At 2:4; At 5:32; Co 12:1-11,31; I Co 14:40; Mt 7:16-20)
DIABO: Cremos que Satanás já desfrutou das honras celestiais, mas, caiu e arrastou 1/3 dos anjos; é o grande tentador do homem, o inimigo de Deus, o acusador dos santos, porém está destinado à derrota final nas mãos do Filho de Deus e a justiça eterna no inferno, lugar preparado para ele e seus anjos. (Is 14:12-15; Ez 28:14-17; Ap 12:9; Jd 6; II Pe 2:4; Ef 2:2; Jo 14:30; I Ts 3:5; Mt 4:1-3; Mt 25:41).

HOMEM: Foi criado à imagem e semelhança de Deus formado de corpo, alma e espírito, possuindo livre arbítrio e pela sua desobediência foi destituído da presença de Deus, passando a morrer física e espiritualmente. (I Ts 5:23; Rm 6:23; Rm 3:23).

IGREJA: É uma congregação local de pessoas regeneradas e batizadas mediante a fé em Jesus Cristo. É também reunião universal dos remidos de todos os tempos, estabelecida por Jesus Cristo e sobre Ele edificada, constituindo-se no corpo espiritual do Senhor, do qual ele mesmo é a cabeça. Sua unidade é de natureza espiritual e se expressa pelo amor fraternal, pela harmonia e cooperação voluntária na realização dos propósitos comuns do reino de Deus. (Mt 18:17; At 5:11; 20:17,28; I Co 4:17; I Tm 3:5; III Jo 1:18; I Co 1:2,10; Mt 16:18; Cl 1:18; Hb 12:22-24; Ef 1:22,23; 3:8-11; 4:1-16; 5:22-32; Jo 10:16; Ap 21:2,3)

LIDERANÇA: Cremos, biblicamente no sacerdócio universal dos crentes, do livre exame da Bíblia e, portanto, do livre acesso a Deus, por meio de Jesus Cristo. Rejeitamos o sacerdotalismo, o sacramentalismo, o ritualismo e a pretensão humana de interpor-se entre o crente e Deus. Cremos que o Senhor provê homens para liderar/pastorear Suas igrejas, capacitando-os a pregar e ensinar a Palavra, sem mescla de erro, sem distorções, com fidelidade, dedicação, simplicidade e clareza. (IITm 4.2-4, Ef 4.11; I Co 11:3).

SALVAÇÃO: É a libertação do jugo do pecado e da morte, e o re-estabelecer de uma relação profunda com Deus. É concedida pela graça e através da fé em Jesus Cristo, não é obtida nem por mérito pessoal nem por boas obras. Deus oferece a salvação, não só para a vida presente, mas também para a eternidade, a todos os que aceitem e permaneçam (até o fim) em Cristo Jesus como Senhor e Salvador. (Mc 13:13;Jô 15:2; Rm 6:18, 22-23; Ef 2:8-9; I Pe 1:4; Rm 8:21-23).

PECADO: Ao errar o alvo e desobedecer a Deus, o homem passou à sua geração o pecado original, necessitando da salvação, adquirida mediante a graça e pela fé no sacrifício de Jesus Cristo, o único caminho para religar o homem a Deus. (Rm 3:22-24,28; Ef 2:8-10; Hb 7:25;5:9; Jo 14:6).

BATISMO: Cremos no batismo nas águas por imersão, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, como necessidade absoluta da publicação do seu novo nascimento pela fé em Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno do reino dos céus. (Mt 28:19; Jo 3:3-8).

CEIA DO SENHOR: Como um memorial da morte, ressurreição e segunda vinda de Cristo, a qual deve ser ministrada a todos aqueles que fazem parte do Corpo de Cristo, através da aceitação de Jesus Cristo como Senhor e Salvador e da comunhão com a Igreja Local. Momento de reflexão, confissão e arrependimento particular de cada cristão. (I Co 11:23-30)

DÍZIMO: É a prática Bíblica de dar a Deus uma décima parte dos ganhos. O dízimo e as ofertas são ordenanças do antigo pacto, contudo, debaixo da nova aliança, são uma expressão voluntária de adoração e submissão. Entregar o dízimo é uma amostra da adoração, fé e amor por Deus, o qual, é a Fonte de salvação e Doador de todas as coisas boas e de todo o dom perfeito. (Lv 27:30; Mt 23:23; Hb 7:4-14; 1 Cor 9:1-14)

VIDA CRISTÃ: Cremos na necessidade e na possibilidade que temos de viver uma vida Santa a partir da Obra expiatória e redentora de Jesus no Calvário, através do poder regenerador e Santificador do Espírito Santo, que nos capacita a viver como fiéis testemunhas do poder de cristo, mediante a separação do mundo. Aos mais fracos na fé, atenção especial, através da intercessão, exortação, e sobre tudo ministração da Palavra de Deus, único instrumento capaz de curar o corpo, alma e o espírito do homem, mediante a confissão de pecados, arrependimento e da liberação do perdão a outrem. (II Co. 5:17, Tg 5:16; Hb 9:14; Gl 3:13-14; Jr 31:29-30; Ez 18:2; Rm 14:1-2; II Co 9:22; I Pe 1:15:16).
FAMÍLIA: A família, criada por Deus para o bem do homem, é a primeira instituição da sociedade. Sua base é o casamento monogâmico e duradouro, por toda a vida, só podendo ser desfeito pela morte ou pela infidelidade conjugal contínua. O propósito imediato da família é glorificar a Deus e prover a satisfação das necessidades humanas de comunhão, educação, companheirismo, segurança, preservação da espécie e bem assim o perfeito ajustamento da pessoa humana em todas as suas dimensões. (Gn 1.27; 2.18-25; Js 24.15; 1Rs 2.1-3; MI2.15; Me 10.7-9; 13.16; Ef 5.22-
33; 6.1-4; CI3.18-35; 1Tm 3.4-8; Hb 13.4; 1Pe 3.1-7)

ETERNIDADE: Cremos na vida eterna para os salvos e o tormento eterno após o juízo final para os que não creram em Deus. (João 11:25-26; Ap. 20:11-15).

USOS E COSTUMES: Cremos que o costume varia segundo o povo, a raça, língua, cultura e tempo, portanto, não deve ser confundido com doutrina bíblica imutável. Fazer da observância de um costume condição para ser salvo é tornar ineficiente a graça de Deus. Não guardamos os sábados, as festas e não fazemos abstinências de alimentos (exceto bebidas alcoólicas) (Cl 2:20-23; Rm 14:6-10, I Tm 9-10; Mc 2:27; Jo 5:18; Cl 2:16-18).

DONS: Cremos em todos os dons descritos nas Escrituras Sagradas e derramados pelo Espírito Santo sobre os Cristãos, desde o período da Igreja Primitiva até os dias de hoje. Devem ser procurados, com zelo e utilizados para edificação, exortação e consolo da Igreja. (1 Co 14:1-33).
Esta declaração tem apoio em textos expressos na Bíblia Sagrada, e tudo o que foi omitido remetemos para os princípios e preceitos claramente expressos nas Escrituras.